sexta-feira, 13 de abril de 2012

Objetivo do site

Se você está navegando nesse site, já dispõe de tudo o que é necessário para saber para onde vai o dinheiro público via emenda parlamentares, as fraudes encontradas pelos órgãos de controle nos Municípios e Estados, quem são os membros dos Conselhos que fiscalizam a merenda escolar e o dinheiro do FUNDEB, quem são as pessoas físicas e jurídicas condenadas por atos de improbidade, o orçamento que a União planejou para cada ano, etc.

A ajuda de todos no combate à corrupção é fundamental. Os órgãos de controle (Ministério Públicos, Tribunais de Contas, Controladorias, etc) são incapazes de combater sozinhos a corrupção sem as informações privilegiadas que os cidadãos dispõem a respeito de empresas em conluio, laranjas, etc.

A fiscalização dos recursos públicos por milhões de pessoas, e não por apenas milhares delas (MP, TCU, PF, etc.), é muito mais eficaz.

Para isso, não é necessário uma máscara de Guy Fawkes ou pintar o rosto nas ruas. Basta alguns cliques com seu mouse nas páginas a seguir.

Fiscalize! Esse dinheiro é seu.

6 comentários:

  1. Prezado Eduardo,

    Excelente tua iniciativa, vou recomendar o seu "blog" a todos. Já me inscrevi para receber as atualizações.

    Abraços.

    Oswaldo
    SPGR

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito boa iniciativa. Algum tempo atrás, pensei um projeto de fiscalização, algo automático como um caçador de inconsistências nas interligações dos dados, mas não consegui ter acesso a base de dados,o que seria somente para leitura e não alteração.Você conhece alguma iniciativa para disponibilizar esses dados de forma massiva? Já que estão disponíveis para consultas pequenas e com novas leis sobre acesso a informações acho que seria interessante. Espero que tenha me feito entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laventury! Seria isso a que você está se referindo? http://dados.gov.br/
      http://conferencialivre.w3c.br/

      Confesso que dessa área eu não entendo muito bem.

      Abraços,

      Excluir
  3. Olá Procurador,
    Veja notícia do Jornal Folha da Mata falando sobre seu trabalho.
    http://jornalfolhadamata.blogspot.com.br/2012/11/municipios-terao-que-cumprir-lei-de.html

    Outrossim esperamos que esta Le atinja municípios menores onde Prefeitos tem feito a farra com o dinheiro público e usando laranjas para o desvio de dinheiro.
    Jornal Folha da mata

    ResponderExcluir
  4. aqui na minha cidade ,que e manhumirim o ex prefeito que era padre ,e ganhava 8 mil reais por mes que na soma de dois mandato ganhou mais o menos 900.000.oo reais eo patrimonio dele e avaliado em 8.00000.00 fora a familha da sua mulher,como cunhados sao grande so pode ter sido por ele fez muitas obras super faturadas,por exemplo duas praça no valor de 150.000.00reais que tem um banco demadeira e uma guarita de cimento. manhumirim 03 de fevereiro de 2013. eu queria que o ministerio publico viesse fiscalizar o ex prefeito o senhor ronaldo lopes correia e seus laranjas

    ResponderExcluir